Vencendo o medo de gigantes

204

O medo é um fato da vida e do nosso cotidiano, que muitas vezes nos atrapalha alcançar bênçãos e promessas de Deus. O medo é uma lupa de aumento que distorce nossa visão da realidade.

As instruções e o envio dos espiões

Os primeiros versículos nos informam o SENHOR deu ordens para que Moisés escolhesse doze homens, um de cada tribo, capacitados, corajosos, honestos, para que espionassem todo o lugar a ser conquistado. E a intenção aqui era para que eles pudessem conhecer o inimigo e assim, planejar a estratégia de guerra. Observamos que o texto nos dá indícios de que a nenhum dos espiões foi solicitada qualquer opinião sobre a capacidade de Israel vence-los ou não. Isso não era necessário, porque a Bíblia está dizendo que Deus já tinha lhes assegurado à vitória.

A exploração feita pelos espiões

Canaã era verdadeiramente uma terra que manava leite e mel. Deus é fiel nas suas promessas. Mas também era uma terra ocupada por povos poderosos que moravam em cidades cercadas de “muralhas”.

Os dois relatórios e a reação do povo

Os relatórios ocasionaram um medo entre as congregações de Israel. O medo é contagioso! Como essa nação conseguiu reagir tão mal, mesmo ciente de uma promessa de Deus a eles? É que o raciocínio humano sempre supera a fé, o pensamento humana acha que é incapaz de vencer gigantes. (E por falar em gigante esse povo já tinha sido liberto de um grande Gigante pelo pequenino Davi). E desta forma eles não conseguiram tirar os impecilhos, não conseguiram tirar aquilo que estava impedindo a Nação de receber as bênçãos prometidas por Deus!

Conclusão

Para vencermos gigantes devemos esta dispostos a enfrentá-los, deixando nossos artifícios humanos de lado e crendo que Deus, pelo seu poder, nos dará vitória. Porque maior é o que está em nós!

Enviado por: Artigos Bíblicos
Artigo enviado pela equipe de redação do site

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO

Atenção: Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site.