Nos últimos dias não suportarão a Sã Doutrina

605

No decorrer da história da Igreja sempre houve aqueles que não amam a sã doutrina. À medida que o fim se aproxima, a situação torna-se-á pior. Vejamos mais abaixo:

2º Timóteo 4:1-5 (Conjuro-te diante de Deus e de Cristo Jesus, que há de julgar os vivos e os mortos, pela sua vinda e pelo seu reino; prega a palavra, insta a tempo e fora de tempo, admoesta, repreende, exorta, com toda longanimidade e ensino. Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo grande desejo de ouvir coisas agradáveis, ajuntarão para si mestres segundo os seus próprios desejos, e não só desviarão os ouvidos da verdade, mas se voltarão às fábulas. Tu, porém, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério.)

2º Coríntios 4:3-4 (Mas, se ainda o nosso evangelho está encoberto, é naqueles que se perdem que está encoberto, nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus.)

Não suportarão a Sã Doutrina

– Paulo nesta passagem está exortando a Timóteo que em hipótese alguma deve deixar de pregar a Palavra de Deus.
– Porque? – Porque as pessoas em tempo futuro, não suportarão a “Sã Doutrina” (Palavra de Deus).
– Porque não suportarão? – Porque terão coceira nos ouvidos!
– O que é ter coceira nos ouvidos? – É querer ouvir o incomum, o secreto, o oculto.

As pessoas são sugestionadas a quererem ouvir sobre: o futuro das suas vidas, querem ouvir sobre o melhor caminho para elas seguirem; querem ouvir o que falam sobre a sua vida; querem ouvir respostas sobre o seu destino.

Por quem as pessoas são sugestionadas

– Por alguém que quer vê-las longe da Palavra de Deus. E Esse alguém é satanás! Nosso adversário, inimigo.
– E por se tratar de uma influência maligna, esse desejo se torna insaciável, não importando a sua posição no cenário mundial.

Veja o exemplo de Eva:

Gênesis 3:1b,2-3 (E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim? Respondeu a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim podemos comer, mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis, para que não morrais.) -> Descreve a Lei (Palavra de Deus)
Gênesis 3:4-5 (Disse a serpente à mulher: Certamente não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que comerdes desse fruto, vossos olhos se abrirão, e sereis como Deus, conhecendo o bem e o mal.) -> Descreve a Fábula (Estória Inventada) que foi sugestionada à Eva por satanás.

E esse sugestionamento é a base das fábulas de todas as seitas, e mestres existentes no mundo. O homem tem que engrandecer a sua alma, para que possas controlar o seu espírito e assim se tornar como Deus !

2º Tm 4:4 (e não só desviarão os ouvidos da verdade, mas se voltarão às fábulas.)

As coceiras nos ouvidos nos fazem recusar a verdade, e nos levam para as fábulas. Então Paulo sabendo sobre isso vêem a Timóteo e diz : 2º Tm 4:5 (Tu, porém, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério.). Tu porém seja sóbrio em tudo.

O que é ser sóbrio?

– Sóbrio é ser moderado, com temperamento equilibrado, com discernimento para discernir as áreas de ataque de satanás (as ciladas) e frustrá-las em nome de Jesus.
E uma das áreas mais fáceis para satanás atacar é a nossa mente, aonde ele impõe suas sugestões malignas. Essas sugestões malignas vêem em forma de imaginações, raciocínios etc.

2º Coríntios 10:4-5 (pois as armas da nossa milícia não são carnais, mas poderosas em Deus, para demolição de fortalezas; derribando raciocínios e todo baluarte que se ergue contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência a Cristo;)

As armas espirituais são poderosas para destruição das fortalezas (imaginações, raciocínios e pensamentos que são sugestionados por satanás ).

Por que eu sei que são pensamentos sugestionados por satanás?

– Porque esses pensamentos se levam contra o conhecimento de Deus. V5.

Colossenses 1:21 -> Éramos inimigos no entendimento, por isso praticávamos obras más.

– Para atacar qualquer área da nossa vida , tais como: família, corpo, finanças, comunhão, etc. Satanás precisa de uma porta aberta por nós, mas não é assim com a mente.
– A mente é um campo de batalha, aonde estão concentradas as fortalezas de pensamentos, e são esses pensamentos que a bíblia nos exorta a trazer cativos (presos) a obediência de Cristo.

O que é trazer os pensamentos cativos a obediência de Cristo?

Romanos 12:2 (E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.)

  1. Não se conformar com este mundo e as suas sugestões malignas.
  2. Transformai-vos (lembre-se de Colossenses 1:21 que diz que éramos inimigos pelo nosso entendimento) pela renovação do vosso entendimento (mente).
  3. O arrependimento é a definição de mudança de mente.
  4. E o arrependimento vem com a confissão do Senhorio de Cristo a sua Palavra nas nossas vidas.

Então com a confissão da palavra eu posso rejeitar os pensamentos malignos e prende-los, e traze-los cativos na autoridade do nome de Jesus. Não na minha força, mas no poder do nome de Jesus eu posso prender os pensamentos malignos e encher a minha mente com a palavra de Deus, que é o próprio pensamento de Deus. No pensamento de Deus eu posso experimentar qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.

Por isso nós cristãos para desfrutarmos de uma vida plena com Deus, precisamos Ter nossas mentes renovadas. Nós deveríamos todos os dias, a cada pensamento: estranho, de fracasso, contendas, ira, discórdia, desânimo, falta de fé e outros, perguntar a nós mesmos: Estes pensamentos são meus? Isso que eu estou pensando concorda com Deus ?

Se não são seus!
Não concordam com Deus !
Então são de satanás que quer sugerir alguma maldade à você, e construir uma fortaleza na sua mente , sabendo isso repreenda-os no poder do nome de Jesus, e renove sua mente,

P.S. Medite e aprenda a eficácia destes textos.

  • Filipenses 4:8
  • Colossenses 3:16
  • Hebreus 3:7-8

Enviado por:
Pr. Valqueris Tentemplis Martins
Comunidade Ev. Cristo Salva
Maringá – Paraná
prvalqueris@bol.com.br

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO

Atenção: Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site.